Liberté by Paul Éluard
Liberté by Paul Éluard. [English translation]. On my notebooks from school. On my desk and the trees. On the sand on the snow. I write your name.
Poulenc: Figure humaine & other choral works
Paul Eluard discovering that their synthesis of from this collection
Untitled
Through contacts at the British embassy in Lisbon Cícero Dias manages to deliver the poem
CCBB
ENGLISH TRANSLATION
Millôr Online www.millor.com.br LIBERDADE LIBERDADE De Flávio
Ainda Liberté de Paul Éluard. 27. Montagem de frases de Winston Churchill tiradas de seus mais famosos discursos. Page 98
Andre Breton - Manifesto of Surrealism
with the stars and Paul Eluard
CAM e SPAM: arte política e sociabilidade na São Paulo Moderna
16 de nov. de 2009 conseqüência obter tanto a liberdade ideológica como financeira
1 Bagunça 1928 [Mess] aquarela sobre papel [watercolor on paper
arriscando sua vida passou o poema Liberté de Paul Éluard para Sir roland Penrose em londres. Milhares de panfletos foram jogados pelos aviões da royal air
PAUL ELUARD by Carolyn Cotchett Submitted as an Honors Paper
Although Paul Eluard can certainly not be called is evident in the poem "Picasso bon maltre de la liberte" in ... (translation mine). 50Ibld.« pp.61-62.
Department of English & Modern European languages University of
i) Questions requiring Translation into French -English and vise-versa of Collins Gem French-English/English-French Dictionary. ... (Paul Eluard).
9 788598 746135
ProduçãoRealização
2 323 1 2
Ministério da Cidadania apresenta
Banco do Brasil apresenta e patrocina
CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL
SÌO PAULO 21.08.2019
28.10.2019
BELO HORIZONTE 11.12.2019
17.02.2020
CURADORIA
CURATORSHIP
EMMANUELLE DE LÕECOTAIS
EDITORA ARTEPADILLA
ProduçãoRealização
4 5 O Ministrio da Cidadania e o Banco do Brasil apresentam Man Ray em Parisi que traz um importante recorte cronolgico da carreira deste fotgrafoi pintori cineastai criador de objetos e escultor. A exposio renei pela primeira vez no Brasili quase 250 obras desenvolvidas no per"odo em que viveu em Parisi em umapoca de grande ebulio criativa.
A mostra acontece nas unidades do CCBB de So Paulo e Belo Horizonte e apresenta o trabalho de um dos mais importantes artistas vanguardistas do sculo XX. Com ligaes que passam pelo Dada"smo e o Surrealismoi sua arte encontra grande repercusso na Paris dos anos 1920i onde diversas formas de arte ßoresceram e consolidaram a capital francesa como um dos maiores centros culturais do mundo poca. Ao realizar esta exposioi o Banco do Brasil refora seu compromisso com a formao de pblico e a promoo de um acesso amplo culturai e traz ao pblico a oportunidade de conhecer de perto o trabalho deste artista multidisciplinar. 6 7SUMçRIO
CONTENTS
INTRODUÌO 9
1 _DADA PHOTO 10
2 _MAN RAYi INVENTOR DA FOTOGRAFIA SURREALISTA 32
3 _A ARTE DO RETRATO 62
4 _MAN RAYi FOTîGRAFO DE MODA 98
5 _FOTOGRAFAR PARIS E A NATUREZA 132
6 _RAYOGRAFIAS 158
7 _A MULHER 178
8 _MAN RAYi ÒDIRETOR DE FILMES RUINSÓ 206
9 _MAN RAY E OS OBJETOS DE SUA AFEIÌO 216
BIOGRAFIA 240
ENGLISH TRANSLATION | TEXTOS EM INGLaeS 248
BIBLIOGRAFIA SELECIONADA 268
FICHA TCNICA 270
8 9 Primeira retrospectiva de Man Ray no Brasili esta exposio procura abranger sua imensa e multiforme obra. Conhecido principalmente por sua fotograÞai Man Ray tambm foi criador de objetosi realizador de Þlmes e fazztudo genial. Ele chega a Paris em1921i onde permanece at a Segunda Guerra Mundial e para onde
retorna deÞnitivamente em 1951. Foi nessa cidade que sua arte original se desenvolveu e mais repercutiu. Aps tornarzse rapidamente fotgrafo proÞssionali sua obra oscilai de maneira cont"nuai entre o trabalho de encomenda Ro retratoi a modaei de um ladoi e o desejo de realizar uma Òobra art"sticaÓi do outro. Integrante do grupo Dad desde seus primeiros trabalhos em Nova York ei em seguidai Þgura central do Surrealismoi Man Ray manifestai ao longo de toda a sua vidai uma atitude de diletante entretidoi cultivando o acaso como algo vivaz e apaixonantei a Þm de ocultar a parte atarefada de seu trabalho. Em suas palavrasi Òo artista um ser privilegiado capaz de livrarzse de todas as restries sociaisi cujo objetivo deveria ser alcanar a liberdade e o prazerÓ. Esta exposioi por meio de quase 250 obrasi entre as quais se destacam os contatos originaisi no apenas elucida a lenta maturao da obra de Man Rayi como tambm apresenta um panorama completo de sua criatividade. Das primeiras obras dada"stas ao retrato e paisagemi da moda s imagens surrealistasi de seus trabalhos comerciais a uma seleo de seus objetos e Þlmesi e sua vontade de revelar outra realidadei renemzse aqui a complexidade e a riqueza do que ele nos legou.Emmanuelle de lÕEcotais
Curadora
10 11 Em Zuriquei em 1916i num pa"s neutro no centro de uma Europa devastadai um pequeno grupo de jovens artistas se rebela contra o massacre geral e cria o movimento Dad. Unidos pela vontade de fazer tbula rasa do que estruturava a sociedade moderna Ð sua organizao sociali seus valores Rcomo a religioi a culturai a arteei seus usos e seus costumes Ði estabelecem o prprio governoi publicam revistasi se expem para e contra todosi e principalmente causam escndalo. Dad designai portantoi um estado de esp"rito insolentei irnico e combativoi essencialmente antiart"sticoi que se reconhece em Man Ray desde 1915i e que ele mantm ao longo de toda a sua vida. Com Marcel Duchampi ento exilado em Nova Yorki ele decide afastarzse de tcnicas pictricas clssicasi primeiro com a colagem e a aerograÞai depois com a fotograÞa. Juntosi inventami em 1920i uma nova identidade para Marcel Duchampi seu duplo feminino: maquiadoi vestido de mulher diante da objetiva de Man Rayi Duchamp se torna Rrose Slavy Rque se pronuncia ÒErosi isso a vidaÓe. Criao de p tambm fruto da colaborao entre elesi e muitas fotograÞas de tal poca feitas por Man Ray so impresses da lgica dos readyzmade de Duchamp RIntegrao de Sombrasi Abajur etc.e. Em abril de 1921i eles publicam o nico nmero da revista New York Dadai no entantoi como Man Ray escreveria alguns anos depois para Tristan Tzarai ÒDad no pode viver em Nova YorkÓ. No vero seguintei MarcelDuchamp encoraja Man Ray a seguir para Paris.
1DADA PHOTO
Nova York nos envia um dos seus dedos de amori que em breve far ccegas na suscetibilidade dos artistas franceses. Esperemos que essas ccegas sensibilizemi uma vez maisi a feridai j famosai caracter"stica da sonolncia cicatrizada da arte.TRISTAN TZARA
12 13Marcel Duchamp com sua obra Placas de vidro rotativas | Marcel Duchamp with his work Rotary Glass Plates
1922Impresso em gelatina e prata de pocai contato original | Vintage gelatinzsilver printi original contact
12 x 9i5 cm
Marcel Duchamp
1922Impresso em gelatina e prata de pocai contato original
Vintage gelatinzsilver printi original contact
11 x 8i5 cm
Duchamp em Nova York | in New York
19201921
Impresso em gelatina e prata de poca
Vintage gelatinzsilver print
12 x 9 cm
14 15Marcel Duchampi Tonsura | Tonsure
1921Impresso em gelatina e prata de pocai contato original
Vintage gelatinzsilver printi original contact
10 x 8i5 cm
Marcel Duchampi Tonsura | Tonsure
1921Impresso em gelatina e prata de pocai contato original
Vintage gelatinzsilver printi original contact
12.7 x 10.2 cm
16 17Criao de p | Dust Breeding
1920Impresso em gelatina e prata de pocai contato original reenquadrado Vintage gelatinzsilver printi original contact reframed
6 x 9 cm
CRIAÌO DE Pîi 1920
Man Ray conhece Marcel Duchamp R1887Ð
1968e em Nova York em 1915. Estei reformadoi
chegara havia pouco e logo se integrou ao grupo de jovens artistas modernistas a que Man Ray pertencia e que gravitava em torno de AlfredStieglitz e sua Little Gallery.
Pouco depois de estabelecerzse na cidadei
Duchamp comea O Grande Vidroi cuja
elaborao duraria vrios anos. Em torno de outubro de 1920i ele escreve para sua irmSuzanne Crotii dizendo que Man Ray acabara
de fazer Òuma vista area da criao de pÓi resultado do acmulo de detritos na parte inferior de O Grande Vidroi assentado em seu atelii antes de ser Þxada com verniz.Man Ray narra o ocorridoi sem datzloi em
Autorretrato: ÒPropus a Duchamp levar minha
cmerai que jamais havia sa"do de onde morava [...]. Como eu j notarai havia apenas uma nica lmpadai sem quebrazluzi pendendo sobre a sua obra. [...] com a cmera Þrmemente Þxada no trip e uma longa exposioi o resultado seria satisfatrio. Ao olhar a obra de cima para baixoi enquanto focava a cmerai ela se assemelhou a uma estranha paisagem vista por um pssaro.Estava empoeirada e havia pedaos de lenos
Criao de pi detalhe | Dust Breedingi detail 1920Impresso em gelatina e prata dos anos 1940
Gelatinzsilver print from the 1940Õs
21 x 26i7 cm
de papel e chumaos de algodo que tinham sido usados para limpar as partes conclu"dasi tornandoza mais misteriosaÓ RBoston: LittleiBrown and Companyi 1963i p. 90Ð1e.
A fotograÞa foi publicada em outubro de 1922
em Littraturei revista fundada por Andr Breton e Louis Aragoni com o t"tulo: ÒVista tomada do alto por Man RayÓ. E como legenda:Eis o dom"nio de Rrose Slavy.
Como ele rido. Como ele frtil.
Como ele alegre. Como ele tristeP
Apenas mais tardei Marcel Duchamp lhe d
seu t"tulo deÞnitivo. A fotograÞai forma instantnea de apropriao do reali tornazse o meio ideal para explorar outra realidade. A fraca luminosidade que obriga Man Ray a abrir ao mximo o diafragma e a ampliar a profundidade de campoi a mudana de escala e a oscilao do plano transformam o que teria sido apenas a reproduo banal de uma obra em processo de elaborao numa estranha paisagem em que o p e os chumaos de algodo simulam uma vasta extenso enevoadai ocultando parcialmente vest"gios arquitetnicos inintelig"veis. 18 19Marcel Duchamp como | as Rrose Slavy
1922Impresso em gelatina e prata de pocai contato original
Vintage gelatinzsilver printi original contact
12 x 8.8 cm
Marcel Duchampi Belle Haleine Eau de Voilette [Belo Hlito çgua de Veuzinho] 1921Impresso em gelatina e prata de pocai contato original
Vintage gelatinzsilver printi original contact
12 x 9.5 cm
20 21Marcel Duchamp
1922Impresso em gelatina e prata de pocai contato original
Vintage gelatinzsilver printi original contact
12 x 9 cm
Marcel Duchamp
1925Impresses em gelatina e prata de pocai contatos originais
Vintage gelatinzsilver printsi original contacts
9 x 6 cm Raprox.i cada | approx. eache
2223
O enigma de Isidore Ducasse | The Enigma of Isidore Ducasse 1920
Impresso em gelatina e prata dos anos 1980
Gelatinzsilver print from the 1980Õs
23i5 x 29 cm
Integrao de sombras | Integration of Shadows 1919Impresso em gelatina e prata de pocai contato original
Vintage gelatinzsilver printi original contact
9 x 12 cm
Abajur | Lampshade
1922Impresso em gelatina e prata de poca
Vintage gelatinzsilver print
22i8 x 19 cm
2425
COAT STANDi 1920
H trs verses diferentes desta fotograÞa: a primeirai sobre a qual est colado um selo branco ocultando o sexo da mulheri intitulazseDadaphoto; a segundai sem o seloi tem o
t"tulo de Model e a terceirai em que se v uma alterao da obra provocada pelo arrancamento do seloi intitulazse Coat Standi que se pode traduzir por cabide. Essa imagem o primeiro nu fotogrÞco deMan Ray. Dadaphotoi todaviai apreendida
como uma viso sat"ricai Dad precisamentei do nu clssicoi em que a pose desta mulherz manequim destri os cnones estticos. Por ocasio de sua publicaoi em 1921i a imagem reproduzida leva um selo que oculta o sexo do modeloi espcie de equivalente moderno da pudica folha de parreira.O selo est ausente nas outras tiragens
conhecidasi que trazem o vest"gio de um arrancamento na imagem. O t"tulo em inglsiCoat Standi implica um jogo de palavras entre o
t"tulo e a obra: coat quer dizer ÒcasacoÓ e standi Òde pÓ. Orai um casaco no pode Þcar de p. A fotograÞa mostra a aberraoi o ilogismo desta palavra compostai que atribui a um objeto algo prprio ao homem. E Coat Stand Ð este o seu nome Ð parece estar espera de um casaco que venha cobrizlai uma vez quei tendo o selo sido arrancadoi no se trata mais de uma Dadaphotoi e sim de um corpo desveladoi exibindo com constrangimento sua nudezi sua vulnerabilidade ei sobretudoi seu rasgo. No se podei com efeitoi ignorar a conotao sexual da imagemi acentuada pela prpria evoluo da obra. O sexo da mulher estava ocultoi obstru"do; ele agora est marcado pelo rasgo. Ter"amos aquii assimi uma nova verso de A passagem de virgem a noivai de MarcelDuchamp.
Coat Stand
1920Impresso em gelatina e prata tardia dos anos 1960
Late gelatinzsilver print from the 1960Õs
25i7 x 16 cm
2627
A inquietude | Anxiety
z 1920Impresso em gelatina e prata dos anos 1960
Gelatinzsilver print from the 1960Õs
23i2 x 29i5 cm
Transatlntico | Transatlantic
1920Impresso em gelatina e prata tardia dos anos 1970
Late gelatinzsilver print from the 1970Õs
25i3 x 19i5 cm
Retrato Dad | Dada Portrait
1920Impresso em gelatina e prata tardia dos anos 1960
Late gelatinzsilver print from the 1960Õs
29i2 x 17 cm
2829
Joseph Stella e | and Marcel Duchamp
1920Impresso em gelatina e prata dos anos 1940
Gelatinzsilver print from the 1940Õs
20i5 x 15i5 cm
Cabeai Nova York | Headi New York
1920Impresso em gelatina e prata de 1980
Gelatinzsilver print from 1980
30i5 x 24 cm
3031
MARCEL DUCHAMPi BïNUS
DE SUBSCRIÌO PARA A ROLETA
DE MONTE CARLOi 1924
Marcel Duchamp gostava de se disfarari como
o mostram algumas imagens realizadas por ManRay: Tonsurai em 1919i Belle Haleinei Eau de
Voilette [Belo Hlitoi çgua de Veuzinho] e RroseSlavyi em 1921. Em 1924i Marcel Duchamp
criou um bnus de subscrio para a roleta deMonte Carlo.
Em Autorretratoi Man Ray explica como um
de seus retratosi ingenuamente tirado entre amigosi tornouzse a imagem central desta obra. Marcel Duchampi que na ocasio deixara de pintari queria explorar mais profundamenteÒas desconhecidas e misteriosas leis da
probabilidade e do acasoÓi a Þm de dominzquotesdbs_dbs47.pdfusesText_47[PDF] liberté paul eluard figure de style
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